Facebook Twitter RSS
banner

Série trilogias - #1 Trilogia das Cores de Krzystof Kieslowsky



No nosso primeiro podcast da série Trilogias
Angélica Hellish e Marcos Noriega recebem Juliano D'Angelo do Rapaduracast para conversar sobre a última obra desse importante diretor.
O diretor polonês Krzysztof Kieslowski faleceu em 13 de março de 1996 aos 54 anos, deixando para trás uma filmografia extensa e uma obra prima como legado para a humanidade. “A Trilogia das Cores” é esse legado.
Os filmes são baseados nas cores da bandeira francesa e no tema da sua famosa revolução, “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, divididos individualmente em A Liberdade é Azul ( Blue ), A Igualdade é Branca ( White ) e A Fraternidade é Vermelha ( Red ).
Ao assistir na seqüência, percebe-se com mais clareza as sutis ligações que são feitas entre os filmes e as correlações que existem entre as distintas histórias. Os filmes se encontram a venda tanto de forma individual como em uma caixinha para lá de bacana.
Em “A Liberdade é Azul”, o drama toma conta da história. Conhecemos Julie (Juliette Binoche), que após perder o marido e a filha em um acidente de carro, renega tudo e todos e passa a viver evitando tudo que lhe cause qualquer emoção. O silêncio dá o tom, com o diretor mostrando uma riqueza de detalhes fantástica (como quando o médico avisa Julie da tragédia) e focando em objetos e pontos vazios para explorar a solidão da protagonista.

“A Igualdade é Branca” é um filme mais leve, mas não menos tenso. Nele, Karol Karol (Zbigniew Zamachowski) leva a vida com uma incrível falta de tato e principalmente de sorte. Sua mulher Dominique (Julie Delpy), o abandona às traças porque simplesmente ele não dá mais conta do recado de satisfazê-la. Karol Karol então volta para a Polônia e trama calmamente sua vingança contra a ex-mulher, que apesar da sua raiva não acontecerá de maneira gratuita, pois ele ainda a ama.
O toque de mestre de Krzysztof Kieslowski chega em “A Fraternidade É Vermelha”, um drama centrado em redenção e procura, apimentado com desilusões, tristezas e rotina. Valentine (Irene Jacob) é uma modelo que vive em Paris e vê sua vida meio em frangalhos, longe do namorado e vendo sua família ruir.
Ao conhecer um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant) que passa o resto da vida a espionar os vizinhos, Valentine vê sua vida mudar e tomar rumos inesperados.
Com os três filmes da trilogia, Krzysztof Kieslowski uniu emoção, sentimentos e sujeira humana em um momento único da Europa, que passava por um processo todo especial após a queda do Muro de Berlim. Com os longas, ganhou prêmios importantes como o Leão de Ouro de Veneza, o Urso de Prata de Berlim e o Festival de Cannes, além de indicações para o Oscar. Nada mais justo para uma obra de rara beleza e poesia. Indispensável.
Edição feita por Daniel Volponi
Nosso email: contato.cinemasmorra@gmail.com
Skype: Masmorracast


Para ouvir aqui no blog clique no player abaixo:
Se quiser fazer o download e escutar em seu player favorito, clique aqui






Download da Trilogia no Filmes com Legenda
Download da Trilogia no Super Cine Anarquia

Compartilhe Post

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor:Admin
Paranaense nascido nos anos 70, Eliazer Raizel � fundador do Templates para Blogger e residente em Londres - Inglaterra. Tamb�m � professor de Teologia pela Universidade JWBible College em Londres, Agente de Viagens e no tempo que sobra durante as muitas atividades � Blogueiro

10 comentários:

  1. Pessoal, os dois links para download estão quebrados.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Irei assistir os filmes para depois ouvir o episódio!

    ResponderExcluir
  3. Opa... tudo bom??
    Finalmente comentando aqui no Masmorracast. Ouço o cast já há algum tempo, mas só hoje resolvi comentar.

    Adoro cinema.
    Eu realmente amo assistir um bom filme.
    Entretanto, tenho 2 problemas:

    1: Sou totalmente inepto a desvendar as mensagens subliminares e easter eggs presentes nos filmes. Não ví a trilogia das cores, mas tenho absoluta certeza de que jamais entenderia essas nuances que vocês muito bem ressaltaram no episódio. O fato de ninguém ajudar a velinha recicladora, os finais quase sempre tristes, a interligação dos três filmes, isso é algo que eu jamais descobriria sozinho.

    2: Odeio francês. Só tem duas línguas no mundo que eu não suporto: Francês e Alemão. São as línguas mais feias do mundo, totalmente sem expressão e entonação, na minha opinião.

    Por esses dois motivos(muuuuuito mais pelo segundo) não assisti a trilogia, apesar dos avisos de vocês sobre os spoillers, e de que seria legal ver o filme antes de curtir o cast.

    Pra mim, este episódio teve uma utilidade muito grande!
    Vocês esmiuçaram os filmes com tanto esmero que não me sinto obrigado a assistir os 3 filmes que eu não assistiria de qualquer maneira. As descrições foram tão precisas que me senti assistindo o filme, sem precisar encarar a horripilante língua francesa. As vírgulas sonoras do cast me deixaram bastante nervoso, mas continuei ouvindo pois adoro todo tipo de cinema, e jamais poderia assistir a esta produção francesa devido a minha implicancia inexplicável com a língua francesa.

    Enfim, gostaria novamente de agradecer pelo cast.
    Dizer que foi muito proveitoso para mim e que, talvez, num futuro distante, eu tente novamente superar esse meu preconceito que vocês dirão que é bobo ou escroto.

    Um beijo forte pra Angel(sua voz é maravilhosa!) e um abraço ao Marcos e ao Juliano.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal um link alternativo para quando o FCL estiver fora http://migre.me/45BKT o outro site o torrent deles no 4shared foi deletado.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que cast sensacional foi esse? Essa trilogia é realmente maravilhosa, foram analisados vários aspectos desses filmes, todos super interessantes.
    A participação do Juliano foi muito boa, ele é uma excelente pessoa e um grande apreciador da sétima arte.
    Abraço a todos!!! ^^v

    ResponderExcluir
  6. Como de costume, mais um excelente programa, pautado por inteligentes e bem esclarecidas críticas cinematográficas de todos os envolvidos!!!!! ^.^

    Realmente, nenhum bom cinéfilo que se preze pode privar-se do verdadeiro prazer que é assistir a grande "ode humanística" que é a TRILOGIA DAS CORES...

    Parabéns à linda turma e convidados especiais daqui do site "Masmorra Erótica". Muita paz & saúde!!!

    ResponderExcluir
  7. There and Back Again!

    Ola masmorrianos... andei desaparecido dos comentários mas me mantive fiel ao podcast!

    O que dizer sobre a trilogia das cores... simplesmente que sou o que sou (cinéfilo maldito compulsivo atormentado e lunático) pela trilogia das cores. Mudei de um simples observador de blockbuster para um outsider filmístico depois de assistir a Fraternidade.

    Retorno em outro post, em um horário mais contemplativo e menos sucestíevl a uma demissão por justa causa!

    Abraços amigos carcereiros e encarcerados, nessa hedionda e bela masmorra!

    King (or not) Buddy Holly! do blog Bullet and Music, eternamente It's Alive!

    ResponderExcluir
  8. Salve!

    Assisti à trilogia no início dessa semana e estava até me esquecendo de comentar aqui. Afinal, foi devido a esta postagem que eu me apressei em assistir aos três filmes.

    Depois de assistir, ouvi o cast pra conferir as impressões de vocês e fiquei bastante satisfeito, porque muito do que vocês falaram passou despercebido. Isso se deve um pouco à pressa também, afinal, eu assisti aos três e nem tive tempo de refletir a respeito antes de ouvir o cast.

    O lado bom é que virei quase um especialista na trilogia. hehe. Fora o exagero, os pontos em que os filmes se cruzam foram muito bem explorados por vocês e toda a questão política por trás de filmes que às vezes parecem tão simples na primeira camada. É o orgasmo intelectual!

    Ah, não posso deixar de dizer que o cast me ajudou principalmente no "Bleu". Antes de ouvir vocês, era o que eu havia pegado menos detalhes, mas quando vocês começaram a falar, muita coisa começou a fazer sentido.

    Bom, o cast foi excelente!

    Abraços!

    @Rob_Ville

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente sublime.

    Não vi ou conhecia o filme e adorei o cast, me despertou a paixão de ver estes filmes.

    Acabei de ouvir e estou sem palavras, tão breve quando ver comentarei com mais propriedade.

    Parabéns e obrigado. Aguardo uma trilogia com Lars von Trier.

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente ÉPICO! Masmorracast é o melhor podcast de CINEMA da atualidade. Fim de papo.

    ResponderExcluir

Comente aí! Nós agradecemos.

Traduzido por: © Templates para Blogger Gaming