Facebook Twitter RSS
banner

Ministério da Justiça deverá modificar regras da classificação indicativa


O Ministério da Justiça (MJ) estuda elaborar uma única portaria para a classificação indicativa da TV. O órgão irá abrir nessa quinta-feira (18/11/2010) uma consulta pública na internet para definir novas normas a partir das opiniões dos telespectadores.

A pesquisa ficará aberta na internet durante 30 dias. Atualmente, existem cinco portarias sobre o assunto, que possuem vários pontos contraditórios. Um dos temas abordados será a “violência fantasiosa”, no qual será apresentado um vídeo do desenho animado “Pica-Pau”, exibido atualmente pela Record. Os internautas poderão expressar sua opinião sobre a classificação que deve ser imposta a programas com esse tipo de temática, através do espaço de comentários, que será disponibilizado pelo MJ.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay, revelou que também pretende discutir as faixas horárias de classificação e que a consulta conta com o aval das emissoras. “Será que é preciso faixas etárias tão estreitas? Será que dá para ter menos faixas horárias? Queremos chegar num ponto em que a proteção à criança e ao adolescente não fira a liberdade de expressão”, disse. Além do site, o MJ também levará a discussão sobre o tema para as redes sociais com o Twitter. A previsão é de que a nova portaria entre em vigor ainda este ano.
Site do Ministério da Justiça
O você, o que pensa da classificação indicativa no Brasil, para televisão, filmes e séries?
Vamos usar esse espaço de comentários para um bom debate!
Não esqueça de visitar o site do Ministério da Justiça e opinar.

Compartilhe Post

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor:Admin
Paranaense nascido nos anos 70, Eliazer Raizel � fundador do Templates para Blogger e residente em Londres - Inglaterra. Tamb�m � professor de Teologia pela Universidade JWBible College em Londres, Agente de Viagens e no tempo que sobra durante as muitas atividades � Blogueiro

5 comentários:

  1. Liberdade de expressão virou a desculpa formal das redes de televisão. Mas quando se trata da educação de crianças, ninguém fala nada. Eu acho um abuso novelas 18h da tarde ou até mesmo 20h falando vários palavrões e ofensas absurdas, sem contar cenas que insinuam sexo a todo momento para ganhar audiência. Acho uma lástima saber que existem crianças que assistem televisão nesse horário, ao invéz de assistir algo mais educativo. Infelismente é uma faca de dois gumes, pois a responsabilidade disso cai para os pais que deixam essa criançada assistir esse monte de besteira.
    Minha opinião é que se é pra ter faixas horárias, que tenha uma que funcione de verdade e não seja apenas um simbolozinho colorido no canto da TV que ninguém respeita.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não assisto mais TV aberta por essas e outras, quero fazer minha própria censura, assistindo que acho apropriado. Quando eu tiver filho, é certeza que eu vou controlar o conteúdo que ele terá acesso, pois se depender de faixas horárias, não considero o MJ apto para determinar o que é aceitável ou não de ser exibido em nos horários de cada faixa etária. Valeu!!! ^^v

    ResponderExcluir
  3. Pois é Edu eu também não vejo TV aberta há um certo tempo, nem mesmo TV à cabo eu tenho conseguido assistir...

    E apenas para ilustrar o que o Marcos disse acima, um dia desses eu estava em uma lanchonete que costumo frequentar aqui na cidade, e tem um telão gigante que fica sempre na "Onipresente Glóbulo", estava no chamado horário nobre e passava uma novela dessas quaisquer, acontece que lá, num local cheio de crianças de repente começa a passar uma cena mais apimentada, com uma dessas ninfetas em uma lingerie provocante.

    Agora o que deveria ser fiscalizado de perto, são os canais que passam programas religiosos, nesses sim, pessoas acabam caindo na lábia de muitos dos picaretas que por ali passam!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vocês, também não vejo mais TV, dei a minha embora faz algum tempo. O bom da internet é que nós mesmos podemos filtrar o conteúdo que queremos.
    Barão, esses canais são armadilhas para depressivos sem rumo que assistem TV de madrugada. hahaha

    ResponderExcluir
  5. Não vejo mais TV aberta e nem fechada faz tempo, huahuahuahau
    Mas um amigo meu sempre me disse que se um machado corta uma cabeça a facha etária é de 16, mas se rola peitinho por mais artístico que seja... Aí é 18 ¬¬
    Creio que a "sensura" deva ser dada de acordo com o contexto e não apenas com cenas isoladas ou do contrário nenhuma pessoa com menos de 18 dessa geração vai conhecer Pica Pau, e Tom e Jerry então, nem se fala xDD

    ResponderExcluir

Comente aí! Nós agradecemos.

Traduzido por: © Templates para Blogger Gaming