Facebook Twitter RSS
banner

ANGST. ( Fear ) Filme austríaco de 1983, dirigido por Gerald Kargl



Protagonista, recém libertado de uma pena de 10 anos, coloca o pé em liberdade na rua já pensando em colocar em prática os planos que ficou preparando na prisão, e vai atrás de suas novas vítimas.




Em 1h15min de filme, acompanhamos, quase em tempo real, esse primeiro dia de liberdade do personagem. Durante suas ações, sua voz em narração nos conta seus motivos, seus traumas de infância, sua nostalgia por barbáries anteriores. Ao encontrar uma moça parecida com a primeira namorada, ele a relembra (“A real whore”) e conta como foi bom transformá-la em sua escrava sexual.





Esqueça calculismos, brilhantismos, criatividade ou carisma do personagem. Aqui o lance é serial killer ejaculação precoce. O assassino é levado completamente pela sua excitação no momento, e o arrependimento após executar suas idéias com muita pressa, sem aproveitar.







Filmes sobre psicopatas são figurinha fácil no mainstream hollyoodeano; alguns deles estão entre os melhores produzidos neste filão temático, mas, por maior sucesso comercial e artístico que essas obras alcancem não se pode negar que a maioria destes filmes pintam um retrato um tanto heróico e glamourizado dos psicopatas e
cabe ao cinema independente remover o verniz romântico, desnudar o protagonista e mostrar ao espectador os mecanismos da mente pertubada e criminosa sem frescuras.






Angst é um dos mais realistas filmes sobre psicopatas já feitos, em parte por um maravilhoso uso do monólogo interior.
Praticamente desprovido de diálogos, a ação é costurada e entrecortada pelos monólogos interiores do protagonista gerando uma espécie de "sustentação" ou atos "justificativa" psicológica para seus atos abomináveis.







Comparado positivamente por alguns críticos com o Henry: Retrato de um Assassino, a meu ver Angst é ainda melhor e no departamento técnico muito superior ao filme do diretor John Macnaughton.A trilha sonora eletrônica (típica dos anos 80) é,em sua maior parte, discreta e eficiente com algumas camas de teclado me lembrando vagamente
as do Mark Snow em Arquivo-X.






A direção do Kargl é segura com boa direção de atores, mas é no espetacular trabalho de câmera do premiado curta metragista Zbigniew Rybczynski que se concentra o poder de fogo de Angst: usando e abusando de tomadas de longa distância, wide-angle-shots, ângulos impossíveis, e complexos, intrincados movimentos de câmera que transmitem não apenas a ansiedade e confusão mental do protagonista mas também a angústia e o desespero de uma mente profundamente pertubada que o filme se revela muito superior a esmagadora maioria das produções do gênero.






Angst têm a intensidade alucinada e destreza técnica dos melhores Argento, simplesmente uma obra prima,não posso colocar de outra maneira.


Ficha Técnica:
Título Original: Angst - Trailer
Download - Blog A Privada Cult
País de Origem: Austria
Gênero: Terror,Crime
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento: 1983
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Epix Media t
Direção: Gerald Kargl
IMDb...8.0

Elenco:
Erwin Leder...The Psychopath
Robert Hunger-Bühler...Off-Text (voice)
Silvia Rabenreither...Tochter
Karin Springer...Tochter (voice)
Edith Rosset...Mutter
Josefine Lakatha...Mutter (voice)
Rudolf Götz...Sohn
Renate Kastelik...Taxilenkerin
Hermann Groissenberger...Gast im Café
Claudia Schinko ...Gast im Café
Beate Jurkowitsch...Gast im Café
Rosa Schandl...Kellnerin im Café
Rolf Bock...Polizist



Compartilhe Post

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor:Admin
Paranaense nascido nos anos 70, Eliazer Raizel � fundador do Templates para Blogger e residente em Londres - Inglaterra. Tamb�m � professor de Teologia pela Universidade JWBible College em Londres, Agente de Viagens e no tempo que sobra durante as muitas atividades � Blogueiro

6 comentários:

  1. Ja estou baixando para conferir. Realmente parece ser uma maravilha. Depois que assistir, comento novamente passando as minhas impressoes sobre este filme.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Excelente!

    Muito obrigado por redirecionar ao meu blog, o download.

    A propósito... quando pederemos participar daquele podcast ?


    Farofa , from A Privada Cult

    ResponderExcluir
  3. Vem amanhã á noite, vamos gravar as 22hs e falar sobre o que assistimos ultimamente.
    Tem microfone? Me adiciona no skype (Angélica Hellish )que eu te ligo antes pra testar.
    Teu blog te excelentes filmes para download, nós que agradecemos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Agradecido, vou tentar aparecer.

    Senão conseguir,ja que chego tarde, na próxima eu apareço.. mas te adicionarei la.

    abç

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Gostei muito deste filme. Imagino que se o diretor tivesse melhores recursos técnicos na epoca, teria ficado melhor ainda.

    A forma como foram filmadas algumas cenas me deixaram angustiado. Este é realmente um filme excelente. Mais um belissimo presente que a masmorra me deu ;)

    Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  6. Este é o filme sobre psicopatas mais frio e realista que já assisti...não tem como deixar de comentar o quão é perturbador é estar 'dentro' da mente de um assassino e sentir o que ele está sentindo a cada instante...grande filme, trilha sonora...vale cada segundo!

    ResponderExcluir

Comente aí! Nós agradecemos.

Traduzido por: © Templates para Blogger Gaming