Facebook Twitter RSS
banner

Masmorracast # 23 - Documentário.A câmera crítica.



Neste podcast,Angélica Hellish,Marcos Noriega,Polly Ana e João Paulo comentaram três ótimos documentários cada um,e ressaltaram a importância de assistir esse gênero cinematográfico que traz novas perspectivas sobre problemas que a Televisão não mostra.
E aí...Qual é o seu preferido?Comenta!
Nossos Emails:contato.cinemasmorra@gmail.com / contato.masmorraerotica@gmail.com

Parte A - Download aqui:
Parte B - Download aqui:
Para escutar o podcast clique nos players abaixo:

Parte 1:


Parte 2:




Olhar Estrangeiro
Direção:Lúcia Murat - Ano: 2006 - Link
Buena Vista Social Club
Direção:Win Wenders - Ano: 1999 - Link
The Celluloyd Closet
Direção:Rob Epstein,Jeffrey Friedman - Ano: 1995 - Link


Estamira
Direção:Marcos Prado - Ano: 2006 - Link
À Margem do Corpo
Direção:Débora Diniz - Ano: 1998 - Link
Aborto dos Outros
Direção:Carla Gallo - Ano: 2007 - Link



Bem Vindo à São Paulo
Direção: Leon Cakoff, Wolfgang Becker, Renata de Almeida, Kiju Yoshida, Mika Kaurismäki, Phillip Noyce, Caetano Veloso, Jim McBride, Hanna Elias, Maria de Medeiros, Ming-liang Tsai, Ash, Mercedes Moncada, Andrea Vecchiato, Amos Gitai, Daniela Thomas - Link
Brasil-Brasil
Direção:Robin Denselow Ano:2007 - Link
Home – O mundo é nossa casa
Direção: Yann Arthus-Bertrand - Ano: 2009 - Link



Ilha das Flores
Direção: Jorge Furtado Ano: 1989 - Link
Muito além do Cidadão Kane
Direção: Simon Hartog - Ano: 1993 - Link
Religulous
Direção: Larry Charles - Ano: 2008 - Link

Citados no podcast:
Reel Bad Arabs - Como Hollywood Vilificou um povo
Maria Bethânia - Música é Perfume

“O vídeo documentário como instrumento de mobilização social “
Por Vanessa Zandonade e Maria Cristina de Jesus Fagundes

O documentário surgiu da característica original do cinema de registrar os acontecimentos cotidianos das pessoas e animais. As primeiras evidências históricas, enquanto gênero cinematográfico, surgiram com o norte americano Robert Flaherty, o qual acompanhou a vida dos esquimós do norte do Canadá de 1912 a 1919 e lançou o filme Nanouk, o esquimó, em 1922.
Diante da realidade brasileira, em que há um elevado grau de analfabetismo e baixo poder aquisitivo da maioria da população, o acesso à cultura e ao conhecimento, de um modo geral, torna-se `privilégio' de poucos. A percepção dos acontecimentos da sociedade como um todo, provém, principalmente, dos meios de comunicação de massa.
A apatia da maioria da população frente aos acontecimentos diários transmitidos via mídia televisiva, deve-se à falta de compreensão das realidades veiculadas. Sem clareza das idéias, apáticos com relação aos problemas e sem a compreensão dos fatos, os membros das comunidades não conseguem se organizar em busca de melhorias. Dessa forma, desencadeia-se um processo de estagnação social, no qual os fatos são absorvidos sem nenhum questionamento. O jornalista Michael Kucinski, ressalta no livro Conceitos de jornalismo, os problemas acarretados pelos noticiários. Segundo ele: ``Schulz critica as reportagens qualificando-as de superficiais e desprovidas da preocupação de assinalar as tendências fundamentais e os contextos mais amplos.''
O documentário deve promover a integração entre os membros da comunidade retratada e desenvolver a cooperação entre eles, de forma a enriquecer os conhecimentos individuais e coletivos. Possibilita ainda ao jornalista especializado no gênero, a oportunidade de dedicar-se aos fatos do cotidiano, os quais envolvem todos os tipos de pessoas, independente da raça, cor, religião, ou posição social que exercem e não considerar os ``furos'' de reportagem como prioridade de produção.

Compartilhe Post

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor:Admin
Paranaense nascido nos anos 70, Eliazer Raizel � fundador do Templates para Blogger e residente em Londres - Inglaterra. Tamb�m � professor de Teologia pela Universidade JWBible College em Londres, Agente de Viagens e no tempo que sobra durante as muitas atividades � Blogueiro

2 comentários:

  1. Estou ouvindo agora o podcast sobre Almodóvar e estou gostando bastante. Com certeza vou ouvir mais alguns podcasts de vocês. Espero que continuem com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de Religulous (e olha que sou uma pessoa religiosa) mas devo recomendar o documentário "Anvil! A História do Anvil", sobre essa banda de heavy metal. Excelente documentário, recomendado para todos, e não somente pra quem curte o estilo! Mostra como devemos ter persistência em nossos sonhos, mesmo qdo tudo está contra a gente... lição de vida mesmo!

    Também recomendo muito o doc "A Raíz de todo o Mal?", muito foda.

    ResponderExcluir

Comente aí! Nós agradecemos.

Traduzido por: © Templates para Blogger Gaming