Masmorracast # 13 Cinema e Gastronomia
Comida e relações humanas são dois elementos que estão sempre envolvidos, quer na vida real ou no cinema. Fazem parte de preocupações tão universais que podem ser entendidos em qualquer lugar do planeta.
A culinária, os alimentos utilizados e a maneira como essa comida é degustada variam de país para país, de povo para povo, mas existe uma estreita ligação entre comida, sexo e - por que não? - magia, na nossa cultura, a qual não podemos ignorar.
Alguns filmes conseguem mostrar com muita habilidade essa relação, com histórias que estão direta ou indiretamente relacionadas aos prazeres de uma boa refeição.
Para quem já está ficando com fome, basta apenas escolher o seu lugar preferido, aproveitar o podcast e bom apetite!
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Queridos,o podcast ficou grande então deixamos leitura de comentários e emails pra o próximo.Beijos e obrigada!
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São freqüentes nos filmes cenas em aparece algum tipo de alimento.
Qual interessado em filmes – indo ao cinema ou apreciando a sétima arte no doce recesso do lar –, não se lembrará de títulos como A festa de Babette; O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante; O tempero da vida; Chocolate; A comilança; Comer, beber, viver; Tomates verdes fritos, Tampopo –Os brutos também comem spaghetti ou Super size me ?
Seja como personagem principal (melhor seria, neste caso, dizer prato principal), seja como coadjuvante (ou acompanhamento), a comida e os rituais e símbolos ligados à alimentação são presenças constantes na tela.
Lembremos que o debate sobre a relação entre cinema e comida poderia ser feito, também, a partir da perspectiva de certas práticas culturais que anunciam na linguagem a imbricação entre visão e paladar, em expressões corriqueiras como “comer com os olhos” ou “ter o olho maior que a barriga”. Obviamente não podemos comer o que está na tela, mas podemos constatar que as imagens “digeridas com os olhos” afetam-nos de tal maneira que remetem a memórias de sabores, aromas, pessoas e gestos. Diga-se, de passagem, esta prerrogativa não é apenas do cinema, (como nos mostra Marcel Proust, a partir da uma simples madeleine), mas possui neste meio, talvez, o mais poderoso instrumento. Nesta perspectiva, ainda que de modo mais prosaico, certos comerciantes perceberam claramente a imbricação entre os desejos produzidos pelos olhos e os que aguçam o paladar, induzindo-nos a pensar que é mais apetitoso ter sanduíches com nomes de atores e atrizes... ou seria isso uma antropofagia erotizada e dissimulada? Por outro lado, por que os avisos ao público de certas salas de cinema no Brasil lançam mão de sacos de pipoca para representar os espectadores na hora de dar informações sobre normas de segurança? Por que a pipoca? Pode parecer produto inocente, mas para alguns, como o estudioso Ian Christie (em “Feasting in the dark”, um dos artigos do livro Consuming Passions: Food in the Age of Anxiety, Manchester U.P., 1998), a pipoca foi parte de um projeto consciente de americanização da população inglesa, e segundo sua argumentação, muito provavelmente estão relacionadas certas medidas como a introdução da pipoca e a proliferação das salas multiplex à duplicação das taxas de audiência e a redução do número de filmes não-americanos exibidos na Inglaterra.
Minha proposta é, assim, mostrar, por meio da análise de cenas dos filmes citados, como alguns diretores potencializaram e construíram situações dramáticas por meio da comida, revelando elementos complexos da sociedade brasileira no que se refere a gênero, celebrações, classes sociais e estados emocionais. Gostaria de enfatizar, novamente, que o percurso que sugiro, aqui, dos papéis e significados de alimentos e de comportamentos, símbolos e rituais a eles ligados em alguns filmes do cinema brasileiro é, apenas, um percurso. Certamente, são possíveis vários outros, ao sabor de diferentes aspectos que os diretores realçaram em suas obras e de variadas percepções dos espectadores.
Texto de Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
Alguns filmes que tratam do tema:
:. A Comilança
:. A Conspiração
:. A Festa de Babette
:. A Fantástica Fábrica de Chocolate
:. A Grande Noite
:. A Marvada Carne
:. Bagdá Café
:. Banquete De Casamento
:. Casamento Grego
:. Cheiro de Papaia Verde
:. Chocolate
:. Comer, Beber, Viver
:. Como Água Para Chocolate
:. Delicatessen
:. Jantar entre Amigos
:. Minha casa em Umbria
:. O Amor Está Na Mesa
:. O Casamento Do Meu Melhor Amigo
:. O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e O Amante
:. O filho da noiva
:. O Jantar
:. O Último Jantar
:. Os cinco sentidos
:. Outono em Nova York
:. Sabor da Paixão
:. Simplesmente Irresistível
:. Bella Marta
:. Sob o sol de Toscana
:. Sideways
:. Tampopo - Os Brutos também comem spaghetti
:. Temperos da Vida
:. Tomates Verdes Fritos
:. Um casamento à Indiana
:. Vatel - Um banquete para o rei
:. Nação Fast Food
:. Estômago
:. Preciosa Iguaria
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