Facebook Twitter RSS
banner

Os Incompreendidos

François Truffaut dirigiu o seu primeiro longa-metragem – Os Incompreendidos, em 1959, baseado em sua própria infância numa França marcada pelo autoritarismo dos país. Ajudando assim, a criar a Nouvelle Vague – um forte movimento artístico do cinema francês.

Antes de ser cineasta, Truffaut era crítico de cinema pela revista francesa Cachiers Du Cinema, diz a lenda que um dos motivos para qual ele resolveu largar a profissão de crítico foi por causa de uma aposta com o seu sogro, que o desafiou a fazer um longa-metragem - sendo assim nasce "Os Incompreendidos".

                                                   "Sua vida é uma prisão"

Em um ambiente pós-segunda mundial, o método de ensino da escola francesa era regido pelo autoritarismo - a soberania total do professor sobre os alunos. Dentro do âmbito familiar não era diferente a repressão também intermediava a relação de país e filhos - no qual o filho tinha que por obrigação abaixar a cabeça diante de qualquer decisão tomada pelo pai.

Dentro desse cénario encontramos Antoine Doinel (Jean- Pierre Léaud) - o alter-ego de Truffaut. Reprimido na escola e pelos país, não demora muito tempo para o garoto se complicar diante de tanta repressão, refletindo em diversas reações, como: roubo e suspensão escolar

Sem querer entender o motivo a qual levou o filho a cometer tamanhos atos, o pai de Doinel o entregou a polícia, no intuito de ser internado em um reformatório. Desdobramentos ocorreram e o longa se fecha (finaliza) diante de uma cena antológica - quando o menino observa pela primeira vez o mar - transparecendo que sua vida a partir daquele momento pode ser tão imensa quanto o mar - naquele instante de frente ao mar ele conhecia e sentia pela primeira vez a liberdade.

                                                 " Avistando a liberdade"

O fato é que o menino não perdeu a liberdade ao ser detido em um reformatório , ele nunca a obtve ,desde cedo conviveu aprisionado, castrado de evolução , negligenciado por todos que faziam parte do seu mundo. Dessa forma suas ações levariam para o mesmo lugar - a fuga.

Com um tema que permeia até hoje na contemporaneidade - o autoritarismo dos país em cima dos filhos e a complexidade da relação entre eles, ao final do filme soube a fala que dizia na entrelinhas qual era o resultado da falta de dialogo no comportamento paterno: uma mentira profunda. Nos momentos finais, Doinel respondendo a uma pergunta da psicóloga do reformatório, que pergunta o porque mentia para os país, em sua resposta, ele diz : eles não acreditam mesmo, então prefiro mentir.


De uma trilha sonora discreta porém encatandora - a trama segue na mesma linha - um registro bem simples que conseguiu superar as expectativas da época e se tornar uma obra obrigatória a qualquer um que goste de cinema.

François já mostrava em seu primeiro trabalho o quanto brilhante seria em sua carreira e assim o tempo tratou de constatar.


Compartilhe Post

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor:Admin
Paranaense nascido nos anos 70, Eliazer Raizel � fundador do Templates para Blogger e residente em Londres - Inglaterra. Tamb�m � professor de Teologia pela Universidade JWBible College em Londres, Agente de Viagens e no tempo que sobra durante as muitas atividades � Blogueiro

2 comentários:

  1. Boa indicação... tenho esse filme aqui. Comprei logo após ter lido "Clube do filme". Infelizmente ainda não tive tempo dee assistir, mas graças a sua indicação me animei para assistí-lo.

    Logo retono aqui para comentar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a conhecer o trabalho desse diretor a pouco tempo e embora eu tenha assistido a um bocado de filmes dele ainda não pude ver esse... e sinceramente não comprei ainda o dvd pq eu tenho esperança que um dia esse filme seja lançado em blu-ray no Brasil.

    ResponderExcluir

Comente aí! Nós agradecemos.

Traduzido por: © Templates para Blogger Gaming