Facebook Twitter RSS
banner

Feliz Natal


"Feliz Natal" projeta o que se tornou a celebração natalina na pós-modernidade. O primeiro filme de Selton Mello no papel de diretor mostra o seu lado desconhecido para o público. Com a câmera na mão e com ajuda da celebração do natal, que torna-se o fio condutor, temos o relato de uma realidade precària de uma familia da classe média do Rio de Janeiro.


A tristeza percorre a projeção do inicio ao fim.


"Natal não é comes e bebes e nem consumação, é o nascimento do menino Jesus" nesta fala dita por Mércia (Darlene Gloria) durante o almoço de natal, vemos o objetivo de Mello na realização da obra.
Mércia aflita ao ver a volta do filho

Os diàlogos muitas vezes são trocados por gestos corporais e fazem o diferencial da trama. A câmera percorre o ambiente e sempre para em um rosto angustiado, que por meio da feição grita o descontentamento de permanecer preso naquela celebração.

Acredito que Mello só quis colocar na tela um desabafo artístico. Um sopro, uma forrma de mostrar sua inspiração sem precisar atuar.



                                                    Selton dirigindo a Atriz Darlene Gloria



No quesito atuação todos os atores são excepcionais, dos principais aos menos recorrentes a trama. Destaque para interpretações de Leonardo Medeiros, Darlene Gloria e Thelmo Fernandes.

A trilha sonora triste e as luzes me remeteram as obras de Walter Salles. Inclusive uma das personalidades que mais elogiou o filme.




                                                        Caio desolado com o passado

A experimentação também figura em torno da obra, exemplo mostrado na cena que as formigas invadem a refeição natalina.


O filme é parado, necessita bons olhos, concentração ao se deparar com os mínimos detalhes. Ao final da fita você pode sentir alegria ou raiva, depende muito do seu gosto cinematográfico. Mas eu acho que vale apena ser visto, já que essa realização vigora uma saída dos padrões recorrentes do cinema brasileiro.

Uma boa dica para repensarmos melhor na nossa relação familiar, além de repensarmos no verdadeiro significado das datas comemorativas.

Compartilhe Post

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor:Admin
Paranaense nascido nos anos 70, Eliazer Raizel � fundador do Templates para Blogger e residente em Londres - Inglaterra. Tamb�m � professor de Teologia pela Universidade JWBible College em Londres, Agente de Viagens e no tempo que sobra durante as muitas atividades � Blogueiro

0 comentários:

Comente aí! Nós agradecemos.

Traduzido por: © Templates para Blogger Gaming