Rússia marca 5º aniversário da tragédia de Beslan
Cerca de 330 pessoas morreram em cerco que culminou com invasão de autoridades russas.
- A Rússia lembrou nesta terça-feira o quinto aniversário das mortes de centenas de pessoas após um sequestro de rebeldes chechenos em uma escola na cidade de Beslan.
A operação militar que encerrou o sequestro na cidade da Ossétia do Norte (república autônoma pertencente à federação russa, no sul do país) levou à morte de cerca de 330 pessoas.
Os rebeldes capturaram mais de mil pessoas como reféns e exigiam a retirada das tropas russas da Chechênia em troca da liberdade dos reféns.
No entanto, depois de três dias de cerco à escola, forças de segurança russas invadiram o prédio. Entre os mortos estavam pelo menos 186 crianças.
Era o Dia do Conhecimento na Comintern Street School Number One, na cidade de Beslan no Norte de Ossétia na Federação Russa. O dia foi composto de festas para crianças e pais, para acolhê-los de volta para o ano letivo. A escola tinha 59 professores e pessoal de apoio e 900 estudantes com idades entre oito e dezoito anos. Devido às festividades, o número de pessoas na escola éra 1200.
Esse triste episódio violento se tornou um documentário importante chamado Childrens of Beslan(As Crianças de Beslan)2004 Direção:LESLIE WOODHEAD & EWA EWART
Narrado pela atriz Julia Roberts, o documentário tem como base os depoimentos de pais, professores e parentes de alunos sobre o primeiro dia de aula na escola que acabou com um dos mais violentos ataques terroristas da história.
O diretor Joe Halderman mostra a surpresa dos cerca de 1.200 reféns, a maioria crianças, quando a descontração que deveria marcar a volta às aulas foi interrompida pela invasão de um grupo de mais de 30 terroristas separatistas chechenos com metralhadoras, bombas e granadas
0 comentários:
Comente aí! Nós agradecemos.